05 janeiro 2007

Brinquedos


A Coleção Brincando com Dobraduras faz da dobradura um brinquedo.
Mas brincar tem muitas conotações. Para algumas crianças, brincar é jogar bola, brincar de boneca; para outras, é ver televisão. Crianças de hoje brincam no computador...

Eu brincava de ler e escrever. Brincava também de pintar, de desenhar, de dobrar papel que aprendi sozinha, em livros, pois há poucos cursos de Origami no Brasil. Desde a infância eu escrevia e dobrava papel. Aos poucos fui descobrindo que o meu hobby podia ser também uma profissão.

Muito antes de escrever a Coleção Brincando com Dobradura, eu já trabalhava com Origami, dando cursos e oficinas para professores e crianças. Além disso, usava Origami na área de saúde, para recreação em hospitais e também apoio para vários tipos de terapia. Já havia feito trabalhos para a área de propaganda e marketing, criando figuras em Origami para mídia impressa, videoclipes, novelas, brindes... Fazia objetos de Origami para decoração: luminárias, vitrines... Dobrava guardanapos de pano em formatos personalizados para festas.
E então, recebi o convite da Editora Paulus para fazer um livro. Hoje são 17!


Acredito que tudo que nos é significativo na infância acompanha toda nossa vida. Talvez por isso tenha direcionado a minha obra literária para as crianças.

Minhas duas brincadeiras preferidas de infância estão no livro Brinquedos: escrever e dobrar papel. Reuni uma série de brincadeiras orais que aprendi na minha infância e algumas dobraduras que ilustram essas brincadeiras.

Espero encontrar, com esse livro, muitas crianças que gostem de arte e que gostem de escrever.
Como eu, muitas descobrirão que essas experiências vão acompanhá-las por toda a vida...

2 comentários:

Anônimo disse...

Gláucia, encontrei o seu blog numa pesquisa sobre dobraduras na internet. Adorei seu trabalho e sempre estarei por aqui, conferindo as novidades. Aproveito para convidá-la a conhecer meu projeto www.ideialegal.blogspot.com e, quem sabe, ensinar uma dobradura para os pequenos. Já irei indicar o seu blog, ok? Abraços

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.