03 janeiro 2007

Animais Brasileiros Ameaçados de Extinção





Como o Origami é uma arte de origem japonesa, não faltam em livros figuras alusivas à cultura japonesa.
Seguindo essa linha, Origamistas do mundo todo tentam retratar com as dobraduras de papel um pouco de sua natureza e seu cotidiano.
Tenho buscado em meu trabalho dobrar cada vez mais figuras brasileiras que façam parte de nossa fauna, flora, costumes e folclore.
O livro Animais Brasileiros Ameçados de Extinção foi, na verdade, o primeiro livro que escrevi, apesar de não ter sido o primeiro a ser publicado. Como uma autora jovem, sem projeção no mercado, eu e a Editora preferimos apostar em um trabalho não tão ousado.
Hoje, porém, Animais Brasileiros ocupa o segundo lugar entre os livros mais vendidos.
A proposta inova pelo tema: apenas animais brasileiros. Tamanduá, araras, tucanos, jaburus, onça-pintada e outros bichos que habitam nosso país.
Só que não bastava dobrar os animais; era necessário colori-los com as lindas cores de nossa fauna. Assim, entra em cena tinta guache, lápis de cor e caneta hidrográfica para recriar o colorido do mundo animal, tornando a dobradura uma obra de arte.
Com essa proposta, diferente de tudo o que existia no mercado nacional, a dobradura de papel entra no cenário da cultura brasileira.

6 comentários:

metamorfose no papel origami disse...

Oi Glaucia, uso sempre seus livros em cursos para professores e como material didatico com meus alunos. Atualmente trabalho no Deptº de meio Ambiente da cidade de Cotia e estou em contato com a Paulloz que vendeu uns livros seu para os professores do Programa Ambiental de Multiplicadores-2007 , que é um curso dado ao professores do municipio sobre Educação Ambiental. Um abraço Edson Lopes edinholsm@yahoo.com.br

Anônimo disse...

gostei muito das suas dobraduras
é muito interessante e acabei de comprar um livro seu!
Estou tentando fazê-las mas achei um pouco difícil..hahahaha

Admiro muito seu trabalho

Anônimo disse...

São bem legais as suas dobraduras.Estava eu pesquisando no GOGLLE (eu não sei escrever direito :D) e vim parar neste site.Mas o problema é que eu estava precisando de fazer 6 dobraduras para hoje e não vinha mostrando como fazer. Uma pena;(, mas o seu trabalho é lindo. :))) :D

Anônimo disse...

Oi Glaucia, tudo bem?
Não sei se vc ira se lembrar ,mas eu era umas das alunas do Colegio e Faculdade Santa Marina. Na verdade quero dizer que eu adoro dobraduras meu primeiro livro de dobraduras foi quando eu tinha 8 anos, como o tempo passa rsrs hoje tenho 27 . Bem é isso quero parabenizar pela sua palestra que foi realizada no dia 21/08/2007.

Parabêns.

Ana Paula

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
riobertamordaminhavida disse...

Gláucia minha amiga, parabenizo por essa paciência em fazer dobradura, pois não é para qualquer pessoa!!!
Admiro muito quem tem esse dom. Faço o trivial em dobraduras e gostaria muito de aprender o tizuru, mas vai dando uma canseira e sempre acabo parando no meio da dobradura.