03 janeiro 2007

Festas e Datas Comemorativas

Muitas pessoas têm dúvida sobre a diferença entre a dobradura de papel e o Origami. O fato é que não há diferença alguma. Origami é o nome que se dá em japonês às dobraduras de papel. Durante muito tempo, o Origami tradicional tinha regras muito rígidas, não permitindo o uso de cola, pintura ou tesoura. Tudo tinha de ser dobrado, e até hoje as dobraduras mais complexas são aquelas cuja figura é criada a partir de um só papel, sem o auxílio de nenhuma ferramenta.

Porém, eu faço parte de uma corrente de vanguarda que, junto com outros artistas, busca utilizar o Origami cada vez mais como um recurso para o desenvolvimento da criatividade, da percepção e da coordenação motora. Portanto, a dobradura não é mais uma demonstração de técnica apenas. Em meu trabalho, ela é usada como um recurso a mais, para a livre criação.

Dentro dessa proposta, não só uso como também incentivo a mistura de materiais tais como: papéis diferentes, recortes, apliques, pintura e colagens sobre a dobradura. Dessa forma, a dobradura acaba sendo uma atividade muito interessante para a área pedagógica, pois desenvolve toda a potencialidade do educando e oferece muitas aplicações ao educador.

Voltado para o cotidiano da escola, o livro Festas e Datas Comemorativas foi elaborado dentro de uma proposta interdisciplinar para ser uma ferramenta do professor: usando dobraduras de papel para atividades sobre as principais datas do calendário escolar, incentiva o aluno a pintar, colar e dobrar papel.

Nenhum comentário: