05 janeiro 2007

Lendas


Porque existe a noite?
Como foram criados os diamantes?
De onde vêm as estrelas?
A curiosidade das pessoas originou várias lendas que explicam a origem de bichos, plantas, fenômenos da natureza e mais uma porção de coisas.
Essas lendas foram passadas de geração em geração e hoje são histórias incríveis de contar. Gosto muito das lendas que falam dos animais brasileiros. Com uma fauna tão rica, não é de espantar a quantidade de lendas que explicam por que os bichos são dessa ou daquela maneira. A maioria das lendas são de origem indígena, e quem é de cidade grande deve achar estranho os nomes que encontra: pirarucu, cairará, uirapuru, muiraquitã... Os nomes são estranhos, mas as histórias são simples.
Quando pequena eu gostava muito de uma história chamada Festa no Céu, que explica por que o sapo tem o couro todo rachado. Essa e outras histórias me motivavam a também criar minhas próprias lendas, que explicavam isso ou aquilo. Fui uma criança criativa, com certeza...
Apesar de no livro Lendas me limitar a recontar histórias que ouvi, acredito que deixar as crianças criarem suas próprias lendas é um grande exercício para a imaginação.
E a imaginação deve ser sempre incentivada!

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.