03 janeiro 2007

Páscoa, Natal...


O costume de festejar datas comemorativas tem sido severamente criticado. Porém, a maioria se esquece de que as datas comemorativas são, muitas vezes, o único motivo para lembrar de um acontecimento ou de um tema importante para a sociedade.
Depois do sucesso do livro Festas e Datas Comemorativas, achei que duas datas religiosas mereciam maior destaque: Natal e Páscoa.
A história do Origami é marcada por símbolos. Primeiro, acreditava-se que o papel era um material sagrado, porque vinha da árvore. A árvore emprestava a sua alma para o papel e, portanto, a dobradura de papel se transformava em um amuleto. Muitas figuras como tartarugas, garças e rãs eram dobradas com o intuito de atrair bons fluidos.
Um dos amuletos mais famosos é uma ave chamada tsuru: diz a lenda que você deve dobrar 1000 passarinhos para realizar seu sonho!
Recriar símbolos do Natal e da Páscoa com dobraduras de papel foi a proposta dos livros Natal e Páscoa. Entre outros, é possível confeccionar até um presépio em Origami, decoração para a casa e cartões personalizados.
Algumas comunidades carentes têm ensinado seus jovens a confeccionar cartões em Origami. O material barato e acessível que é o papel estimula a criatividade dos educandos, e a venda dos cartões reverte em benefícios a toda a comunidade.

Nenhum comentário: