03 janeiro 2007

Dobraduras Bíblicas


A minha Editora me propôs um desafio: se a dobradura podia ser usada em sala de aula, por que não usá-la também no catecismo? Por ser uma Editora fundada por padres católicos, a proposta vinha a pedido de um público já formado, que costuma percorrer as prateleiras da livraria da Paulus na Vila Mariana.

Voltado para esse público de catequistas ou simplesmente curiosos é que foi elaborado o livro Histórias de Jesus. A intenção era ilustrar parábolas da Bíblia com figuras de Origami.

Mas o desafio não parou por aí. Além do tema, busquei também desenvolver uma nova técnica, trabalhando apenas com papel em formato retangular.

A maioria das dobraduras são feitas com papel quadrado. Adota-se um padrão universal de um quadrado na medida 16 x 16 cm, medida que facilita o aprendizado: a dobradura não fica nem muito grande nem muito pequena; fica no tamanho ideal. Como, aqui no Brasil, o tamanho das folhas de papel tem diminuído, para cortar os quadrados em 16 x 16 cm perde-se uma tira de papel retangular.

Portanto o objetivo era o aproveitamento dessas tiras de papel para a confecção das dobraduras, e o resultado foi tão bom que usei em outro livro, também de tema bíblico, mas que pode ser usado em várias ocasiões: A Criação do Mundo. Animais, pessoas, tudo que povoa o nosso mundo pode ser confeccionado com tiras de papel dobradas.

Nenhum comentário: