04 janeiro 2007

Arca de Noé

Coisas importantes a aprender com a Arca de Noé:
1) Nunca perca o barco.
2) Lembre-se sempre de que estamos todos no mesmo barco.
3) Planeje para o futuro. Não estava chovendo quando Noé construiu a Arca.
4) Mantenha-se em forma. Quando você tiver 60 anos, alguém pode lhe pedir para fazer algo realmente grande.
5) Não dê ouvido aos críticos; apenas continue a fazer o trabalho que precisa ser feito.
6) Construa seu futuro em terreno alto.
7) Por segurança, viaje em pares.
8) A velocidade nem sempre é uma vantagem. Os caramujos estavam a bordo com os leopardos.
9) Quando estiver estressado, flutue por um tempo.
10) Lembre-se, a Arca foi construída por amadores; o Titanic, por profissionais.
11) Não importa a tempestade, pois quando você está com Deus há sempre um arco-íris te esperando
Autor desconhecido


Desde pequena, eu sempre adorei a história da "Arca de Nóe". Lembro da minha infância, quando minha avó me contava essa história e pacientemente enumerava todos os casais de bichos, propositalmente errando o português, me fazia rir contando "da formiga e do formigo", "da lagartixa e do lagartixo", "da zebra e do zebro"... A história se estendia à medida que os casais de bichos aumentavam e a diversão era garantida.
Mais tarde me encantei com a música e a poesia de Vinicius de Moraes e sua "Arca de Noé" e há pouco conheci o livro " De fora da Arca", de Ana Maria Machado. Maravilhoso! Me fez pensar: Gostaria de ter feito isso...
A minha "Arca de Noé" é de papel dobrado. Com zebra, leão, hipopótamo e uma porção de bichos legais. Tem Noé na porta, com cara de "velhinho gente-boa" como eu sempre imaginei que ele deveria ser. Dá para dobrar os bichos e depois contar história, cantar música e recitar poesia. Dá para fazer dobraduras e se divertir...
Aliás o objetivo da Coleção Brincando com Dobraduras, a começar pelo título, é esse: brincar e se divertir. Sempre busquei tornar o aprendizado da dobradura uma atividade divertida. Enquanto os livros de Origami tradicionais enfatizavam muito a técnica, eu sempre busquei a criatividade. Enquanto a dobradura tradicional valorizava figuras idênticas, como em uma linha de montagem, eu sempre incentivei cada um a personalizar a sua criação. Enquanto o objetivo de dobrar papel era uma atividade isolada, eu busquei sempre uma razão para se fazer dobraduras: montar painéis, ilustrar histórias, brincar...
O livro Arca de Noé é um ótimo convite para essa brincadeira.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom...
adorei...
jah ateh conhecia alguns...
mais como que faço para adquirir a coleção inteira?
tem aguma forma de entrar em contato com a editora?
poe facor se puder me responder me mande a redposra neste e-mail;juliana_1987moraes@yahoo.com.br obrigada

Anônimo disse...

amei todo o seu trabalho,cheguei a confeccionar alguns,enquanto estava de repouso,por isso quero conhecer mais,tipo fazer cestas...quem sabe poderei fazer,obrigada.