04 janeiro 2007

Folclore


2006. Faz 10 anos da edição do primeiro livro da coleção "Brincando com Dobraduras".

A idéia de fazer um livro sobre folclore já estava caraminholando na minha cabeça há tempos. Mas quando comecei o projeto vi que o assunto era muito extenso. Não daria um livro então, mas quatro!

É sempre assim que eu escrevo meus livros: primeiro fico organizando meus pensamentos. Isso pode levar meses... Quando tenho o livro completo na cabeça, sento e escrevo. Em uma semana no máximo, está pronto. Daí, vai para o ilustrador, que faz o desenho e os diagramas que ensinam a fazer cada dobradura. E depois são os acertos finais até chegar na gráfica.

Eu tinha na cabeça um projeto totalmente diferente para comemorar 10 anos de livraria.
Os livros anteriores foram impressos em preto-e-branco e ilustrados pela Kandy Saraiva. Hoje ela é assistente editorial e escreve lindos textos no blog dela. Acho importante o ilustrador saber fazer as dobraduras que ele desenha. A Kandy era assim, sempre foi boa origamista e soube desenhar com muita precisão as receitas das dobraduras.

O novo projeto era fazer quatro livros coloridos. Além das dobraduras, os livros deviam contar as histórias do nosso folclore, ilustradas com figuras alusivas ao tema. As dobraduras evoluem para personagens desenhados, que interagem com as próprias dobraduras. Chamei para parceiro o ilustrador Fábio Sgroi. Mandei um dos livros para ele e disse: "Estou te mandando esse livro para você fazer algo completamente diferente...".

A gente riu, mas saiu... Em quatro semanas eu havia escrito os quatro livros, e o Fábio em mais um mês entregou o projeto. Em agosto de 2006, mês do Folclore, a Coleção Brincando com Dobraduras -Folclore chegou no mercado.

Nenhum comentário: